segunda-feira, janeiro 26, 2009

EcoFont


Todos os dias gastamos muitos papéis fazendo os nossos impressos. Além disso, gastamos também muita tinta e, segundo a SPRANQ agência de comunicação (Utrecht, Holanda), parcialmente sem necessidade. Por isso, a SPRANQ criou uma fonte nova: a Ecofont.

Uma idéia boa é sempre fácil: olhando a forma de uma letra, em quanto podemos reduzí-la sem que fique ilegível? Uma pesquisa testou vários formatos e teve o seguinte resultado: tirar círculos pequenos. Assim foi possível criar uma fonte que economiza 20% em tinta. A Ecofont pode ser baixada e usada gratuitamente.

A imagem mostra como a Ecofont foi feita. Podemos perceber facilmente a economia de espaço. Neste tamanho as letras não ficam muito bonitas, mas para textos comuns como, cartas, por exemplo, são bem úteis. O resultado também depende do software usado: os melhores foram percebidos com uso do Word 2007 e OpenOffice. Obviamente, a impressora também interfere na beleza dos impressos.

A Ecofont foi baseada na Vera sans, uma fonte Open Source que todo mundo pode usar gratuitamente. Ela pode ser usada no PC e no MAC.

Mais informações aqui.

Visualmente este tipo de letra não me parece muito agradável. Faz-me lembrar aqueles reclamos luminosos em que se vê as lâmpadas. Não sei até que ponto, se pode considerar um tipo de letra ecológico, ou se este ECO, será só para atrair as ditas pessoas "ecológicamente correctas", em que o papel tem que ser reciclado, a tinta da impressora tem que ser ecológica, assim como a impressora. Mas então, para quê imprimir?

Se for uma pessoa, tipo eu, que tem mesmo que imprimir todos os documentos para que a leitura e a compreensão do que estás escrito seja feito com maior facilidade no papel do que no monitor, logo, vou seleccionar um tipo de letra que tenha legibilidade. Se visitarem o site, não se esqueçam de passar no perguntas e respostas, refere lá umas questões muito interessantes, como por exemplo:


Quando imprimo, parece que a tinta está acabando.
Está certo, o impresso fica cinza porque a tinta está sendo economizada.
Que mais posso fazer para economizar tinta?
Imprimir menos e configurar a qualidade dos impressos em “baixa”.

Então, mas é o tipo de letra que é ecológico, ou somos nós que imprimimos em baixa qualidade para gastar menos tinta?

O conceito de se criar um tipo de letra ecológico parece-me realmente interessante, mas até que ponto é funcional?

1 comentário:

Anónimo disse...

agora não a acho feia de todo... mas quando a vi tive exactamente o mesmo pensamento que tu dos reclames com luzes!!! :D